quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
Destaques
André Gomes – Não começou o jogo de forma vistosa, mas foi subindo de rendimento e teve pormenores interessantes como o excelente passe que isolou Gaitán frente a Cássio. Os seus passes a rasgar a defesa causaram mossa na defensiva adversária.
Taça de Portugal: P. Ferreira – Benfica, 0-2: Noite de caça na Mata Real
A equipa de Futebol profissional venceu esta quarta-feira no recinto do Paços de Ferreira, por 0-2. No jogo relativo à primeira-mão das meias-finais da Taça de Portugal, o Benfica cumpriu, assim, parte do caminho para a final do Jamor. O segundo desafio está previsto apenas para o dia 17 de Abril.
Tem sido uma época de caça muito produtiva até agora para a equipa comandada por Jorge Jesus. Na Mata Real, o Sport Lisboa e Benfica apresentou-se novamente com o intuito de imobilizar mais uma presa, sabendo antemão que essa tarefa não seria nada fácil, uma vez que o Paços de Ferreira tem sido uma das surpresas da presente temporada.
E foi, precisamente, isso que aconteceu nos primeiros minutos, com o desafio a ser pautado pelo equilíbrio no meio-campo. Nessa zona do terreno, André Gomes e Aimar constituíram as novidades por parte do técnico Jorge Jesus. Em termos defensivos, Ezequiel Garay regressou à titularidade após um período de ausência devido a lesão, enquanto André Almeida ocupou o posto habitualmente de Maxi Pereira.
A construção ofensiva começou a ganhar mais força a partir dos 20 minutos, com o primeiro aviso a surgir após um excelente passe de André Gomes. O número 89 desmarcou Gaitán, no entanto, o argentino não conseguiu contornar o guarda-redes pacense, Cássio (24’).
O crescimento da equipa fez com que os “castores” não ameaçassem tanto a baliza de Artur Moraes e as oportunidades também surgiram de forma mais evidente no ataque benfiquista, com Lima (29’ e 36’) e Aimar (32’ e 43’) a estarem perto do golo.
A toada do segundo tempo não mudou muito relativamente aos instantes finais dos 45 minutos iniciais, com a Gaitán a rematar logo aos 47’. Com o nulo a persistir, Jorge Jesus procedeu à primeira substituição, ao fazer entrar Ola John para o lugar de Aimar. Foi, então, com o holandês em campo que o Benfica abriu o activo na Mata Real.
Lima abriu caminho
Salvio entrou na área pelo lado direito e cruzou para a conclusão implacável do inevitável Lima, que contabilizou mais um golo para a sua conta pessoal ao serviço do conjunto da Luz (58’).
Em desvantagem no marcador, o Paços de Ferreira ficou igualmente com menos um jogador em campo, após uma entrada absolutamente fora de tempo de Vítor Gomes sobre Gaitán (69’).
O treinador do Benfica apostou na entrada de Rodrigo e o avançado teve participação activa no segundo golo. O número 19 obrigou Cássio a defesa incompleta e Ola John aproveitou a situação para ampliar a vantagem benfiquista (74’).
A noite podia ter sido ainda mais produtiva, no entanto, Rodrigo (78') e Salvio (89') não conseguiram acertar nas redes do conjunto da casa.
Com esta vitória por 0-2, o Benfica ficou mais perto do Jamor, mas ainda falta o desafio da segunda-mão no Estádio da Luz.
O Sport Lisboa e Benfica alinhou com a seguinte equipa: Artur Moraes; André Almeida (Maxi Pereira, 85’), Luisão, Garay e Melgarejo; Matic, André Gomes, Aimar (Ola John, 57’), Salvio e Gaitán (Rodrigo, 70’); Lima.
terça-feira, 29 de janeiro de 2013
O que se passa com André Gomes? Jorge Jesus explica
O que se passa com André Gomes. O médio não tem sido utilizado nos últimos jogos do Benfica, opção que tem causado algum espanto. Jorge Jesus tem a palavra...
«André Gomes não deixou de ser opção. Tem estado no banco, já fez alguns jogos, mas por exemplo o Carlos Martins não tem sido utilizado em algumas partidas. O Benfica tem alguns jogadores naquela posição, que tem sido mais rentabilizados, entre os quais o Matic e o Enzo (Pérez). Não há justificação, porque ele (André Gomes) tem estado sempre entre os convocados, jogando mais ou menos», explicou o timoneiro nos encarnados na conferência de Imprensa antes da deslocação desta quarta-feira à Mata Real, numa partida a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.
Na semana passada André Gomes prolongou o contrato com o Benfica até 2019. Quem quiser contratar o médio terá de pagar aos encarnados 30 milhões de euros, valor da cláusula de rescisão.
Selecção de Sub-20: André Gomes e Ivan Cavaleiro convocado
Os futebolistas do Sport Lisboa e Benfica, André Gomes (na foto) e Ivan Cavaleiro, foram convocados para representar a Selecção Nacional de Sub-20 no jogo de preparação frente à França, que está marcado para o dia 5 de Fevereiro.
Este desafio vai ter lugar em Créteil, sendo que irá servir para preparar a presença no Campeonato do Mundo da Turquia, prova que vai decorrer entre os dias 21 de Junho e 13 de Julho deste ano.
sexta-feira, 25 de janeiro de 2013
André Gomes: “É um orgulho renovar com o Benfica”
O médio centro do Sport Lisboa e Benfica, André Gomes, renovou, esta sexta-feira, o contrato com o Clube e mostrou-se muito satisfeito com esse desfecho.
“É muito bom. É um orgulho renovar com o Benfica e é sinal que as pessoas estão a gostar do meu trabalho. O trabalho realizado está a ser bem feito e as pessoas estão a contribuir, de certa forma, para o meu bem-estar e as coisas boas vão continuar a surgir”, referiu à Benfica TV.
A evolução de André Gomes tem sido rápida e marcante. Passou dos Juniores para a equipa B e já esta época se tem destacado na equipa principal. “Tem sido muito rápido mas ao mesmo tempo muito bom, toda a gente me tem ajudado, sinto um grande apoio de todos e espero que o meu rendimento continue a ser o mesmo”, sublinhou o atleta.
Para esta ascensão na carreira não existe nenhum segredo em especial mas sim a dedicação diária. “Trabalho e muita ajuda, trabalhar bem e tentar aproveitar as oportunidades”, afirmou.
André Gomes está a viver um sonho nos Seniores e a aprender com os mais velhos: “É muito bom partilhar experiências com jogadores que estão ao mais alto nível, pessoas com muita experiência que transmitem confiança e que me ensinam todos os dias. Isso só contribui para o meu melhor desempenho dentro de campo.”
Apesar de ter apenas 19 anos, é já um exemplo para os mais jovens que lhe querem seguir as pisadas e André Gomes não se coíbe de aconselhar. “Continuem a trabalhar e a acreditar, principalmente, no sonho. Se é aquilo que querem, se querem ser profissionais de Futebol, só têm de continuar a trabalhar e acima de tudo, acreditar”, concluiu o jogador, que renovou na presença de Luís Filipe Vieira.
André Gomes renova contrato com SL Benfica até 2019
O médio André Gomes renovou esta sexta-feira contrato com o Sport Lisboa e Benfica até 2019. O futebolista, de 19 anos, passou a ter uma cláusula de rescisão fixada no valor de 30 milhões de euros.
Recorde-se que André Gomes chegou ao Clube em Julho de 2011, onde tem conquistado paulatinamente o seu espaço.
segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
Moreirense – Benfica, 0-2: Atacar até à vitória final!
A equipa de Futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica somou esta segunda-feira mais uma vitória no Campeonato Nacional. Num encontro de sentido único, o ataque benfiquista deu resultados práticos na segunda metade, com Salvio e Lima a serem os marcadores de serviço.
Moreira de Cónegos acolheu o terceiro duelo entre as duas equipas na presente temporada. Apesar de a formação da casa estar posicionada no último lugar da classificação, o conjunto da Luz entrou consciente da necessidade de entrar determinado no encontro, de forma a evitar qualquer género de surpresa, ainda que tenha existido um alerta nos primeiros segundos, com Ghilas a acertar no poste.
Independentemente do nome do adversário, o objectivo da equipa passa por conquistar os três pontos e este desafio não fugiu à regra, com as primeiras oportunidades a surgirem muito cedo, apesar de ter nem sempre ter sido fácil devido à postura defensiva do opositor. Lima (2’) e Cardozo (7’) foram os primeiros a ameaçar as redes do guarda-redes Ricardo Andrade.
O Benfica continuou a ser a equipa com mais profundidade no terreno e as oportunidades voltaram a aparecer a partir dos 15 minutos. Lima (16’), Cardozo (20’ e 29’) e Luisão (33’) foram os protagonistas dos principais lances de perigo.
A situação mais flagrante estava, no entanto, guardada para o período de descontos do primeiro tempo. Após um grande trabalho de individual, Salvio desviou, em esforço no relvado, para o poste da baliza do Moreirense.
A segunda parte começou com um ritmo bastante elevado por parte da equipa comandada por Jorge Jesus. Com uma grande dinâmica ofensiva e sentido de baliza, a formação da Luz quase marcou nos primeiros 15 segundos, através de um remate de Gaitán. Ricardo Andrade travou a intenção do argentino, voltando a intervir aos 47 minutos, após um cabeceamento de Cardozo.
Não foi à primeira, nem à segunda…foi à terceira. Salvio arrancou em direcção da baliza e só parou depois de rematar para o fundo das redes do Moreirense. Estavam decorridos 48 minutos.
Embalado pelo golo, o número 18 esteve perto de facturar pouco tempo depois, mas o seu cabeceamento não entrou devido a um corte de um defensor dos visitados em cima da linha de golo (52’).
Foi num dos lances de ataque do Benfica que se viu algo de inacreditável. O defesa do Moreirense Anilton cortou a bola com o braço dentro da área, após um ressalto de bola, mas o árbitro João Capela, de frente para o lance, nada assinalou…
Lima sentenciou
A equipa da Luz continuou à procura de mais golos e Lima veio a marcar aquele que foi o último tento do desafio, ao fazer uma “picadinha” ao guardião dos visitados (70’).
O Benfica geriu o resto do desafio e venceu, assim, o Moreirense, por 0-2. Com este resultado na 15.ª jornada, o Benfica ocupa o lugar mais alto da classificação da Liga. Na próxima jornada, a formação comandada por Jorge Jesus vai jogar no campo do SC Braga.
O Sport Lisboa e Benfica alinhou com a seguinte equipa: Artur Moraes; Maxi Pereira, Luisão, Jardel e Melgarejo; Matic, Enzo Perez, Gaitán (Ola John, 67’) e Salvio; Cardozo (Rodrigo, 64’) e Lima (André Almeida, 86’).
quarta-feira, 9 de janeiro de 2013
Destaques
André Gomes – Na posição mais recuada do meio-campo, o “miúdo”, como carinhosamente é tratado por Jorge Jesus, esteve sempre em alta rotação. Joga de cabeça levantada e prova disso são os passes que consegue arrancar nos últimos 30 metros e que descompensaram a defesa de Coimbra. Atitude positiva na recuperação de bola.
Benfica – Académica, 3-2: Uma lição com direito a meia-final
A equipa de Futebol profissional apurou-se esta quarta-feira para as meias-finais da Taça da Liga, ao vencer a Académica de Coimbra, por 3-2. Lima (dois golos) e Kardec foram os marcadores de serviço, numa partida onde o Benfica deu, mais uma vez, uma lição de futebol.
Um jogador – mesmo o melhor do mundo – tem sempre algo para aprender e evoluir. No conjunto orientado por Jorge Jesus, os “alunos” que entram em campo nem sempre são os mesmos, mas isso não é sinónimo de quebra de qualidade ao nível da produção de jogo.
Depois de ter derrotado o Estoril no domingo, dia 6, para o Campeonato Nacional, o técnico benfiquista apresentou um novo figuro diante da Académica de Coimbra, com realce para a titularidade de Roderick Miranda, André Gomes e Pablo Aimar.
Num jogo em que estava em discussão o acesso às meias-finais da Taça da Liga, a equipa da Luz entrou muito consistente no encontro, trocando muito bem a posse de bola entre os seus jogadores, não se notando qualquer diferença relativamente aos jogos anteriores.
As oportunidades também falaram por si, como aconteceu com um remate muito perigoso de Nolito (19’), um cruzamento de Ola John (31’) - Lima quase fez o desvio certeiro - e um pontapé fortíssimo de André Gomes (34’). Foi um prenúncio para o que veio uns minutos mais tarde. Bruno César fez um passe longo para Lima e este isolou-se para a baliza de Peiser, onde contornou, precisamente, o guarda-redes forasteiro e rematou para o fundo das redes (39’).
No período de descontos do primeiro tempo, a Académica de Coimbra, sem saber bem como, chegou à igualdade. Makekele conquistou a bola no início do meio-campo defensivo benfiquista e fugiu em direcção à baliza de defendida por Paulo Lopes, que não conseguiu evitar o tento.
Se o resultado ao intervalo já não espelhava o que se tinha passado dentro das quatro linhas, o golo do início do segundo tempo da Académica aumentou a injustiça. Depois de Bruno César ter estado perto de marcar para o Benfica (47’), Saleiro respondeu e deu, então, a vantagem aos “estudantes” (49’).
Reviravolta em quatro minutos!
O resultado colocava os visitantes nas meias-finais da Taça da Liga e Jorge Jesus operou duas substituições – entradas de Carlos Martins e Kardec - para tentar inverter o rumo dos acontecimentos. A resposta não podia ter sido melhor. Ola John fez um cruzamento do lado direito do ataque e Alan Kardec surgiu a cabecear com êxito (61’).
Os adeptos nem tiveram tempo para festejar, uma vez que, após um passe subtil de Kardec, Lima voltou a disparar para o fundo das redes de Peiser (65’). Nesta altura, o argentino Salvio também já estava em campo para dar o seu contributo à formação da casa.
Do lado do conjunto de Coimbra, a desorientação foi notória a seguir ao terceiro tento “encarnado”, com Ferreira, jogador que tinha cometido várias entradas perigosas, a receber, finalmente, ordem de expulsão por parte do árbitro Manuel Mota (68’).
Em vantagem no marcador e com mais um jogador em campo, o Benfica controlou as operações até ao final, nunca descurando a procura da baliza contrária. Ola John (74’) e Carlos Martins (85’) estiveram perto de ampliar o marcador.
A equipa, actual detentora do troféu, conseguiu, assim, o seu objectivo de estar nas meias-finais da competição, onde vai defrontar – fora de casa – o SC Braga. Este jogo está previsto para o dia 27 de Fevereiro.
O Sport Lisboa e Benfica alinhou com a seguinte equipa: Paulo Lopes, Maxi Pereira, Jardel, Roderick Miranda e Luisinho; André Gomes, Bruno César (Carlos Martins, 57’), Nolito (Salvio, 63’), Pablo Aimar (Kardec, 57’) e Ola John; Lima.
quinta-feira, 3 de janeiro de 2013
Subscrever:
Mensagens (Atom)