sábado, 23 de novembro de 2013

Benfica B - Oliveirense, 4-3: Solução da vitória estava no banco


A equipa B do Sport Lisboa e Benfica recebeu e venceu a Oliveirense, no Caixa Futebol Campus, por 4-3, em jogo a contar para a 16.ª jornada da Segunda Liga. Os tentos "encarnados" foram apontados por Bernardo Silva, Hélder Costa, André Gomes e Sancidino Silva. 

No Seixal, os comandados por Hélder Cristóvão não quiseram deixar dúvidas em relação ao que vinham e com um tento que teve tanto de madrugador, como de espectacular, inauguraram o marcador. Bernardo Silva "inventou" uma jogada de belo efeito e rematou com sucesso aos cinco minutos. Depois do golo, a equipa libertou-se, mostrou uma consistência anormal na posse e troca de bola, obrigando a Oliveirense a correr atrás do esférico no seu meio-campo. 

Tais deambulações anteviam dificuldades para os pupilos às ordens de Henrique Nunes e aos 18', Urreta, através de um livre directo, fez a bola passou a centímetros do poste da baliza de Pinho. O segundo golo adivinhava-se aos 28 minutos, Hélder Costa construiu e finalizou uma excelente iniciativa individual. Pelo meio, combinou com Lolo, antes de disparar forte, com o pé esquerdo para o fundo das redes. Estava feito o 2-0! A ganhar e a dominar as incidências do jogo, notou-se algum adormecimento por parte do Benfica B. Esta atitude teve repercussões. Aos 36', Guima rematou para defesa de Bruno Varela, mas no minuto seguinte, Rui Lima não perdoou e reduziu a contenda. 

Julgou-se que este abalasse a estrutura benfiquista, coisa que não aconteceu, pois, aos 43 minutos, André Gomes, do "meio da rua" fez o 3-1 com que se chegou ao intervalo. Na etapa complementar, a equipa B da Luz sentiu algumas dificuldades, pois Henrique Nunes colocou Yero em campo e no primeiro minuto da etapa complementar, este fez o passe por o tento de Guima. O avançado estava endiabrado e bisou aos 62 minutos. 

Depois do 3-3, o Benfica B estabilizou e tentou subir no terreno em busca do golo da vitória. Porém, sofreu um revés aos 83', quando Hugo Pacheco assinalou uma mão de Hélder Costa na área, no mínimo duvidosa, pois o jogador do Benfica B estava muito perto do esférico e de costas para o seu adversário. Diz o povo que "Deus escreve direito por linhas tortas" e foi o que aconteceu aos 84 minutos quando a estirada de Bruno Varela evitou a "cambalhota" no marcador. 

Este lance galvanizou a turma da casa e Sancidino Silva, aos 87', de cabeça após centro com peso e medida de João Cancelo, fez o 4-3. 

Esta vitória permite ao Benfica B passar a somar 24 pontos na tabela classificativa.   


O Sport Lisboa e Benfica vai alinhar com o seguinte onze: Bruno Varela; João Cancelo, Steven Vitória, Fábio Cardoso, Gianni Rodriguez; Rúben Pinto, André Gomes, Bernardo Silva; Hélder Costa, Urreta e Lolo.

Benfica B - Oliveirense: Hélder Cristóvão já escolheu o onze inicial

O Sport Lisboa e Benfica vai alinhar com o seguinte onze: Bruno Varela; João Cancelo, Steven Vitória, Fábio Cardoso, Gianni Rodriguez; Rúben Pinto, André Gomes, Bernardo Silva; Hélder Costa, Urreta e Lolo.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Eles não param de marcar

No mês passado, mais precisamente antes do primeiro jogo com Israel, Record apresentou um trabalho dedicado à nova Seleção Nacional Sub-21. Em destaque o pormenor que torna esta equipa diferente das anteriores: a veia goleadora. Falámos com o treinador Rui Jorge para saber os segredos dos 25 golos marcados até então, nos seus nove jogos no cargo. O técnico desvalorizou o facto – “os últimos três jogos tiveram resultados anormais”, disse –, tentando retirar algum tipo de pressão à equipa. No entanto, não é possível esconder os números e os Sub-21 continuam a marcar mais do que o habitual. Nos jogos da atual temporada, Portugal também já fez 25 golos, com a impressionante média de 4,1 por encontro.

Rui Jorge: «Passo gigantesco»

O selecionador português de sub-21, Rui Jorge, considerou esta segunda-feira que a vitória sobre Israel, por 4-3, é "um passo gigantesco" rumo ao apuramento para o Europeu 2015, na República Checa.

Em conferência de imprensa após a partida, disputada em Petah Tikva, Israel, o técnico luso revelou confiança na resolução do Grupo 8, em direção a um "playoff" de acesso à fase final da competição, mas sublinhou que "nada está fechado".

"Demos um passo gigantesco, mas não vai mudar em nada a nossa forma de jogar, nem os objetivos, que são ganhar todos os jogos, particulares ou oficiais", disse Rui Jorge.

O selecionador afirmou ainda estar "muito agradado, desde o primeiro minuto", com o grupo dos sub-21, pelo "seu caráter, paixão pelo jogo, espírito de sacrifício e vontade de vencer".

Relativamente à partida com os israelitas, admitiu que a equipa "não esteve muito forte defensivamente", por ter sofrido três golos, mas "são erros a retificar".

Com este resultado, Portugal isolou-se no comando do Grupo 8, com 12 pontos, mais três do que Israel, que tem mais um jogo, com a Macedónia e Azerbaijão a seguirem com quatro pontos, mais um do que a Noruega.

Sub-21: Benfiquistas decisivos na vitória em Israel

A Selecção Nacional de Sub-21 deslocou-se, esta segunda-feira, a Israel em jogo a contar para a qualificação para o Europeu da categoria.

Rui Jorge deu a titularidade a dois benfiquistas, Ivan Cavaleiro e André Gomes, sendo que o extremo marcou o primeiro de Portugal aos 16 minutos.

Na segunda metade, a influência benfiquista no jogo foi crescente. Começou aos 59’, com a excelente jogada individual de Bernardo Silva (entrou na partida aos 46’) que assistiu Ricardo. Depois de assistir, o médio do Benfica marcou mesmo, de cabeça, aos 64 minutos.

O tento do triunfo foi apontado por André Gomes, à passagem do minuto 85, a passe de Ivan Cavaleiro.

domingo, 10 de novembro de 2013

Destaques: Cardozo resolveu e Luisão foi intransponível

André Gomes Entrou tranquilo, não se deixando influenciar por um ambiente algo irracional que acontecia dentro das quatro linhas. Deu consistência à zona central e chegou a aparecer perto da baliza, atirando uma bola ao poste.

Benfica – Sporting, 4-3 (a.p): Triunfo do querer e impróprio para cardíacos

A equipa de Futebol do Sport Lisboa e Benfica recebeu, este sábado, o Sporting em jogo a contar para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. No Estádio da Luz, os “encarnados” 4-3, após prolongamento com três tentos de Cardozo e um de Luisão.

A partida começou algo disputada a meio-campo e nos primeiros minutos, a bola andou algo longe das balizas. Porém, à passagem do minuto dez, André Almeida arrancou pela direita, combinou com Cardozo e sofreu falta à entrada da área “leonina”. Sabendo-se do perigo que é Cardozo neste tipo de lances, Rui Patrício colocou uma barreira densa à sua frente, mas o paraguaio surpreendeu com um disparo rasteiro que passou por baixo da barreira e fez o 1-0 (11’).

O camisola 7 estava endiabrado e aos 15 minutos voltou a estar perto do ser feliz. Enzo Perez amorteceu de peito e Cardozo rematou de primeira para estirada de Rui Patrício. O Benfica parecia estar por cima e o Sporting sentia dificuldade em parar as deambulações de Gaitán, Markovic e Cardozo.

Com o passar dos minutos, o jogo foi entrando numa toada mais morna e o Sporting tentou assentar o seu Futebol. Aos 37 minutos, num lance em que Montero apareceu em posição duvidosa no início da jogada, Capel, ao segundo poste, bateu Artur e empatou o jogo.

Quando se pensava que o Benfica poderia sentir o golo sofrido, eis que apareceu Cardozo a dizer “sim”! Aos 41’, Gaitán centrou com peso e medida para a cabeça de Cardozo que bateu, de novo, o guardião internacional português. Três minutos volvidos, o paraguaio completava o “hat-trick”. Contra-ataque conduzido por Gaitán, lançou Ruben Amorim que cruzou rasteiro para a entrada da área, o esférico, depois de desviar num jogador dos “verde-e-brancos” sobrou Cardozo que disparou de primeira para o 3-1.

Ao intervalo, a vantagem benfiquista era mais do que merecida e no reatamento viu-se, de novo, mais Benfica. Os pupilos à guarda de Jorge Jesus entraram muito pressionantes e a terem mais bola.

Apesar da pressão sobre o Sporting, o Benfica tinha alguma dificuldade em criar perigo. Esse veio, de forma ténue, por parte de Matic que rematou de cabeça para defesa de Rui Patrício após livre de Gaitán. Dois minutos depois foi Adrien, de longe, que testou a atenção de Artur. Na sequência do canto, o Sporting empatou por Maurício.

Nos minutos seguintes voltou-se a ver muita luta a meio-campo e o “frisson” veio à entrada para os últimos dez minutos. Aos 82’, Markovic rematou ao poste e no minuto seguinte, após nova assistência de Gaitán, trabalhou bem de peito, mas o remate esbarrou em Rui Patrício.

O Sporting respondeu aos 84’, por Slimani, também com um remate ao poste numa transição rápida. O argelino entrou mesmo com a corda toda e aos 90’+1 fez o empate, levando a partida para o prolongamento.

Luisão no insólito
Com o empate sofrido ao cair do pano, o Benfica entrou com sinal menos e aproveitou o Sporting para tomar conta dos primeiros minutos do tempo extra e Wiliam Carvalho rematou para nova intervenção de Artur aos 95’. Dois minutos volvidos, num lance altamente insólito, Luisão fez golo de cabeça. Lançamento lateral, a defesa do Sporting deixa a bola bater na relva, Luisão, que está a agarrado, e quando já está no chão, a bola bate-lhe na cabeça e passa entra as pernas de Rui Patrício. Estava feito o 4-3!

O Benfica não tirava o “pé do acelerador”, subiu de rendimento e aos 102’, Ivan Cavaleiro, do meio da rua, rematou forte para intervenção pouco ortodoxa do guardião dos “leões”. Na segunda parte do prolongamento foi o Sporting que esteve perto do golo através do cabeceamento de Slimani muito perto do poste (109’).

O conjunto da casa respondeu aos 111 minutos com uma jogada rápida de Lima pela direita, assistiu Ivan Cavaleiro que permite a defesa de Rui Patrício, na sequência do lance o camisola 90 deu de bandeja a André Gomes que disparou ao poste.

O prolongamento terminou com dois remates para cada equipa. Lima para os da Luz e Montero para os de Alvalade. Ambos defendidos.

Desta forma, segue o Benfica para os oitavos-de-final da Taça de Portugal.

O Sport Lisboa e Benfica alinhou com o seguinte onze: Artur Moraes; André Almeida, Luisão, Garay, Sílvio; Matic, Enzo Perez (Lima, 96’), Ruben Amorim (Ivan Cavaleiro, 69’), Gaitán; Markovic (André Gomes, 89’) e Cardozo.


sábado, 9 de novembro de 2013

André Gomes, Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro chamados aos Sub-21

O seleccionador nacional dos Sub-21, Rui Jorge, divulgou, esta sexta-feira a convocatória para o encontro de qualificação para o Euro-2015, diante de Israel, no dia 18 de Novembro.

Entre os 23 futebolistas estão os benfiquistas André Gomes, Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro

Recorde-se que a Selecção Nacional de Sub-21 jogará o seu quarto encontro de qualificação para o Campeonato da Europa República Checa 2015, no Estádio Ha Moshava, em Petah Tikva, pelas 17h30 (19h30 locais).


Alta Fidelidade: André Gomes

Para quem não viu na passada quarta-feira o programa Alta Fidelidade com o André Gomes, fica aqui o vídeo.



Jorge Jesus convoca 19 futebolistas para o dérbi

O treinador da equipa de Futebol do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, revelou, este sábado, a lista de convocados para o dérbi referente à 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.

O Benfica – Sporting está marcado para as 19h45 deste sábado, no Estádio da Luz.

Lista de convocados:
Guarda-redes – Artur Moraes e Oblak;

Defesas – Luisão, Garay, Jardel, Bruno Cortez, André Almeida e Sílvio;

Médios – Djuricic, Ruben Amorim, Matic, André Gomes, Enzo Perez, Ivan Cavaleiro e Gaitán;

Avançados – Markovic, Rodrigo, Lima e Cardozo.


quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Benfica B – U. Madeira, 4-4: “Chuva” de golos e muita emoção

A equipa B do Sport Lisboa e Benfica recebeu e empatou com a U. Madeira 4-4, num jogo emocionante e bem jogado. Os tentos benfiquistas foram marcados por Makovic, Victor Lindelöf, André Gomes e João Cancelo.

Numa primeira parte muito bem jogada, com ritmo alto e muitos golos, o U. Madeira entrou melhor e aos seis minutos inaugurou o marcador por intermédio de Zarabi. A equipa B do Benfica respondeu bem por Filip Markovic. Aos 11’ rematou cruzado na passada perto da baliza e no minuto seguinte, empatou em recarga a remate de Bernardo Silva.

Num jogo electrizante, André Gomes arrancou pela esquerda, assistiu Urreta, mas o seu remate esbarrou na defensiva insular (13’). Estava perto a “cambalhota” na marcador que aconteceu aos 15 minutos por intermédio de Victor Lindelöf que deu o melhor seguimento a um canto apontado por André Gomes. O médio português assistiu primeiro e fez o “gosto ao pé” logo de seguida, aos 17 minutos, fazendo o 3-1.

A U. Madeira mostrou que não se dava por vencida e aos 22’, Silva apareceu na área e rematou cruzado muito perto da baliza de Bruno Varela. Quatro minutos volvidos foi João Cancelo que obrigou o guardião da U. Madeira a intervir com um disparo após ter recebido o esférico de Funes Mori.

Aos 32’, num contra-ataque que deixou dúvidas ao nível do fora-de-jogo, os madeirenses reduziram por Miguel Fidalgo que rematou para a baliza deserta após contornar Bruno Varela. Minutos depois, o defesa direito do Benfica B, que já tinha ameaçado, marcou mesmo com um remate forte e colocado já dentro da área. No minuto seguinte, uma desatenção da defensiva dos comandados por Hélder Cristóvão permitiu o 4-3 feito por Adilson.

Ainda antes do intervalo, aos 44’, Urreta ainda enviou a bola ao poste, mas o 4-3 prevaleceu até ao descanso. A etapa complementar começou como tinha terminado a primeira parte, pois aos 46 minutos, num canto directo, André Gomes obrigou Mário Matos a estirada.

A partida continuava animada, com ambas as equipas a procurarem o golo e Urreta, aos 51’, comprovou que estava com boa pontaria… para os ferros, pois atirou à barra da baliza insular. A injustiça chegou aos 57 minutos quando Miguel Fidalgo bisou e empatou o encontro a quatro bolas.

Do banco vieram duas clamorosas oportunidades para ambos os lados. Primeiro a U. Madeira, aos 75’, quando Bocar rematou para defesa de Bruno Varela e cinco minutos depois, Harramiz de cabeça perto da baliza.

O resultado manteve-se até final e o Benfica B fica com 21 pontos e joga dia 12 de Novembro, em Chaves.

O Benfica B vai alinhar com: Bruno Varela; João Cancelo, Mitrovic, Wei Huang, Hélder Costa; Victor Lindelöf, André Gomes (João Teixeira, 59’), Bernardo Silva, Urreta (Hugo Gaspar, 60’), Filip Markovic (Harramiz, 72’) e Funes Mori.

Benfica B – U. Madeira: Conheça o onze escolhido por Hélder Cristóvão

O Benfica B vai alinhar com: Bruno Varela; João Cancelo, Mitrovic, Wei Huang, Hélder Costa; Victor Lindelöf, André Gomes, Bernardo Silva, Urreta, Filip Markovic e Funes Mori.