sábado, 29 de junho de 2013

Mundial Sub-20: Gana ou México no caminho de Portugal


Gana ou México são os possíveis adversários de Portugal nos oitavos de final Campeonato do Mundo de sub-20 que está a decorrer na Turquia, mas só este sábado é que se vai conhecer, em definitivo, com quem é que a Seleção Nacional vai disputar um lugar nos quartos de final na próxima quarta-feira.

O sorteio já tinha definido que Portugal, como primeiro classificado do Grupo B, ia defrontar o terceiro classificado dos grupos A, C ou D, na próxima quarta-feira, nos oitavos de final.

Os resultados desta sexta-feira, dos grupos C e D, confirmaram o México como terceiro classificado do Grupo D e afastaram a possibilidade de El Salvador se apurar como um dos melhores terceiros no Grupo C. Os possíveis adversários de Portugal ficam, assim, reduzidos ao Gana (terceiro no Grupo A) e México (terceiro no Grupo D).

Falta ainda definir as classificações finais dos Grupos E e F para se encontrar os quatro melhores terceiros classificados que acompanham os dois primeiros de cada grupo para os «oitavos». Os últimos jogos da fase de grupos estão marcados para este sábado.

Portugal-Cuba (sub-20), 5-0 (crónica)


Em beleza, com chave de ouro e a cereja no topo do bolo. Mas também com muitas facilidades por parte do adversário. Portugal fez o seu papel e confirmou a superioridade sobre a frágil seleção cubana, uma das piores do Mundial, com uma goleada de 5-0, num jogo de sentido único e que se transformou na maior goleada conseguida por Portugal na história do torneio. 


Bruma partiu a louça, Aladje fez o golo da ordem e a defesa passou praticamente o jogo todo a ver jogar, tão tenrinha era a equipa cubana. Portugal venceu com uma justiça inatacável e garantiu o primeiro lugar do grupo B, com sete pontos. Os oitavos-de-final estão marcados para 3 de julho, de novo em Kayseri, frente a um dos terceiros classificados. 

O jogo em si conta-se pelos golos. Alguns bonitos, outros simples. Em quase todos...Bruma. 

O avançado do Sporting confirma o estatuto de figura de cartaz desta seleção. Esta tarde, mais dois golos e duas assistências. Já marcou por cinco vezes no Mundial e bateu os registos anteriores de Dani, Nuno Gomes e Nélson Oliveira. No que a Mundiais sub-20 diz respeito, Bruma é o melhor marcador português de sempre. 

Mas antes de fazer o gosto ao pé, o extremo entreteve-se a assistir os colegas. Primeiro no golo que desbloqueou o jogo, marcado por Ricardo em remate à entrada da área. A dez minutos do intervalo assistiu Aladje para um golo de baliza aberta e já em cima do descanso fez o primeiro da tarde para a conta pessoal, limitando-se, também, a encostar após passe de Tozé. 

Ao intervalo Edgar Borges estreou Kiko e Tiago Silva no torneio e o médio do Belenenses assistiu Bruma para o melhor golo da tarde, num remate acrobático. Estávamos a meia hora do final e Portugal ainda marcou mais um, por Tozé, a passe de Ricardo. 

Foi o primeiro jogo no Mundial em que Portugal não sofreu golos, o que é positivo, mas Edgar Borges certamente saberá separar este encontro dos demais. Certamente não voltará a encontrar uma equipa como Cuba no torneio. 

O ataque, desde cedo apontado como a principal arma da equipa, mostrou garantias. Foram cinco, poderiam ter sido bem mais. Objetivo mínimo cumprido com uma ideia que não é descabida: o verdadeiro Mundial começa agora. 

Ficha de jogo:

Estádio Kedir Has, em Kayseri
Árbitro: Wilman Roldán

PORTUGAL: José Sá, João Cancelo, Tiago Ferreira, Ilori, Mica (Kiko, 46); Ricardo Alves, Tozé e João Mário (Tiago Silva, 46); Ricardo, Aladje (Ivan Cavaleiro, 77) e Bruma.

Treinador: Edgar Borges

CUBA: Sanchez; Baquero, Labrada, Collado, Rosales, Santa Cruz (Perez, 80), Reyes, Saez, Anderson (Hernandez, 65), Urgelles e Capote (Balier, 74).

Treinador: Raul Gonzalez

Golos: Ricardo (15), Aladje (36), Bruma (43 e 61), Tozé (69)

Disciplina: Amarelo para Tiago Alves (79)

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Sub-20: Portugal-Coreia do Sul, 2-2 (crónica)


Pela segunda vez no Mundial de sub-20, a seleção portuguesa não soube lidar com a vantagem no marcador. Contra a Nigéria, logrou sobreviver a dois sustos. Esta tarde, considerou que quatro pontos chegavam e não respondeu à irreverência coreana (2-2). 

Esta seleção apresenta uma insuportável tentação pelo risco, a par de uma qualidade técnica acima da média. Aladje e Bruma voltaram a marcar, o setor intermediário oscilou e a defensiva apresentou um desacerto similar ao evidenciado na ronda inaugural.

Portugal parte com quatro pontos para a última jornada. Boas perspetivas de apuramento para os oitavos-de-final da competição.

Agostinho Cá para fortalecer o meio-campo

Edgar Borges preparou quatro alterações no onze de Portugal. João Cancelo, Tiago Ferreira, Ricardo Alves e Ricardo saíram do onze, por troca com Dabo, Ilori, Agostinho Cá e Ricardo Esgaio.

Agostinho Cá deu outra capacidade de choque ao setor intermediário da seleção, algo que faltara no primeiro jogo, mas as restantes alterações não redundaram numa melhoria significativa no jogo português.

De qualquer forma, o golo voltou a surgir em poucos minutos. Apenas quatro, aliás. João Mário bateu um canto curto na esquerda, cruzou à segunda, o guarda coreano ficou a ver e Aladje foi mais forte que o seu marcador direto, cabeceando para o fundo da baliza.

Aladje, o produto da Academia Vitalaise da Guiné-Bissau que se vai desenvolvendo no futebol italiano (foi contratado pelo Sassuolo que vai disputar a Serie A na época 2013/14), voltou a demonstrar bons argumentos no centro de ataque. Capacidade de finalização aliada a uma qualidade técnica acima da média para um ponta-de-lança.

Seria Bruma, ainda assim, a concentrar atenções no relvado do Estádio Khadir Has, em Kayseri. O extremo do Sporting entrou no jogo a um ritmo alto, criando vários desequilíbrios no flanco esquerdo. Os jogadores coreanos perceberam isso mesmo e apertaram as marcações. 

Tal como no primeiro jogo, a seleção não lidou bem com a vantagem. Baixou o ritmo, acomodou-se e pareceu não acreditar na capacidade da Coreia do Sul para inverter o rumo do encontro. 

Até à meia-hora, aliás, a seleção adversária contribuiu para essa impressão. Tudo mudou ao minuto 33, quando Ryu aproveitou um mau passe de João Mário para rematar com perigo. Seria o mesmo Ryu a garantir o empate, já em cima do intervalo, após uma sucessão de cantos e oportunidades de golo.

O primeiro susto

José Sá, também ele com mais uma boa exibição, não conseguiu impedir a finalização do extremo coreano. Ryu Seungwoo recebeu à entrada da área, fugiu a Ilori e, com um remate vistoso, levou a bola a entrar junto ao ângulo!

Edgar Borges procurou corrigir algumas situações ao intervalo, trocando o pouco inspirado André Gomes (torneio sem brilho até ao momento) por Tozé. Portugal cresceu, embora sem uma pressão avassaladora, e esperaria por nova aparição de Bruma, ele que alternara um arranque promissor com períodos de ocaso.

Com uma hora de jogo, o extremo do Sporting aproveitou um lance de insistência, recebeu a bola oriunda do flanco direito, graças a uma investida de Ricardo Esgaio, e rematou com o pé esquerdo à entrada da área, colocado. Três golos em dois jogos para Bruma.

Portugal chegava a nova vantagem e teria aprendido a lição? Nem por isso. Não recuou tanto, é certo, mas acabou por permitir uma investida letal pelo flanco esquerdo coreano. Ricardo entrou mas não conseguiu acompanhar Sangmin Sim. Dabo não dobrou, Edgar Ié voltou a parecer mal posicionado e o lateral, em posição irregular, cruzou para a finalização de Hyun Kim.

Faltavam quinze minutos para a final e, embora a igualdade se apresentasse com um resultado pouco penoso ou comprometedor, a seleção voltava a deixar escapar os pássaros que tinha na mão. Ao contrário do que aconteceu frente à Nigéria, desta vez não surgiu o terceiro golo. Portugal pagou pela tentação pelo risco.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Edgar Borges aposta em quatro novidades no embate com Coreia do Sul


As presenças de Tomás Dabo, Tiago Ilori, Ricardo Esgaio e Agostinho Cá são as novidades operadas pelo treinador Edgar Borges para a partida, desta segunda-feira, frente à Coreia do Sul, referente à 2.ª jornada do Grupo B do Mundial de sub-20.

Com as entradas de Tomás Dabo, Tiago Ilori, Ricardo Esgaio sairam Cancelo, Tiago Ferreira, Ricardo e Ricardo Alves, respetivamente.

Portugal vai apresentar a seguinte equipa: José Sá; Tomás Dabo, Edgar Ié, Tiago Ilori e Mica; André Gomes, Agostinho Cá e João Mário; Ricardo Esgaio, Aladje e Bruma.

Em caso de vitória a jovem seleção portuguesa garante a presença nos oitavos de final da competição.

Sub-20: «Estes 21 jogadores têm um grande potencial» - Humberto Coelho


O vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Humberto Coelho, elogiou a prestação da seleção sub-20 no Mundial do escalão que decorre na Turquia.

«O ambiente é bom, o grupo tem muita qualidade e trabalhamos com o objetivo de passar à próxima fase. Estes 21 jogadores têm um grande potencial e uma boa atitude, como ficou demonstrado na reação aos dois golos sofridos contra a Nigéria. Por isso acredito que vamos ganhar», comentou o antigo jogador sobre o confronto desta segunda-feira com a Coreia do Sul (19 horas de Lisboa).

Como antigo jogador da Seleção, Humberto Coelho deixou ainda alguns conselhos para os jovens atletas. «São jogadores em início de carreira mas que têm conhecimento da responsabilidade do que é estar aqui presente, sentirem as sensações de um Mundial. Algumas questões relacionadas com a organização defensiva, que penalizaram a seleção contra a Nigéria, já está a ser trabalhadas de forma a sermos mais consistentes e coesos. Com isso podemos seguir longe nesta competição.»

A equipa está de momento a descansar e perto das 18 horas portuguesas viaja para o estádio Kadir Has.

domingo, 23 de junho de 2013

Mourinho quer levar André Gomes para o Chelsea


José Mourinho quer voltar a ´pescar` no Benfica. Desta vez, o alvo do treinador português, que na próxima época vai orientar o Chelsea, dá pelo nome de André Gomes.

De acordo com o site ´fichajes.net`, Mourinho estará a pressionar Roman Abramovich a fazer um esforço financeiro para levar o jogador, de 19 anos, para Stamford Bridge já neste defeso.

Recorde-se que André Gomes renovou contrato com as águias até 2019 no passado mês de janeiro, ficando blindado com cláusula de rescisão de 30 milhões de euros.

Resta saber até que ponto a capacidade de persuasão de José Mourinho será suficiente para convencer o magnata russo a abrir os cordões à bolsa para contratar o internacional sub-20.

Sub-20: André Gomes diz que conquista do Mundial não apagará época no Benfica


André Gomes, médio do Benfica que está ao serviço da Seleção Nacional sub-20 na Turquia, rejeita que a eventual conquista do Campeonato do Mundo por parte da equipa das quinas sirva para fazer esquecer o ´jejum` de títulos das águias na época finda.

«Não se trata disso. Estou a representar o meu País e todos os portugueses querem alimentar o sonho de sermos campeões mundiais. Uma vitória em nada irá influenciar no que respeita ao Benfica, e muito menos no que aconteceu no passado», argumentou o jogador, em conferência de Imprensa.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Portugal vence Nigéria (3-2) com bis de Bruma


Portugal entrou com o pé direito no Mundial de sub-20, que se realiza na Turquia, ao derrotar a Nigéria, por 3-2, na primeira jornada do Grupo A.

Depois de um início equilibrado, os pupilos de Edgar Borges colocaram-se em vantagem à passagem da meia hora de jogo, graças a um golo de Bruma: após uma grande abertura de João Mário, o extremo do Sporting bateu Okani com um remate colocado, demonstrando muita tranquilidade na cara do golo.

Quatro minutos depois, Aladje aproveitou o bom momento dos lusos e fez o 2-0: Ricardo remata para defesa do guardião nigeriano e, na recarga, o número 9 da equipa das Quinas atira para o fundo das redes.

Apesar da vantagem alcançada, Portugal não se livrou de um bom susto, já que em apenas dez minutos a Nigéria conseguiu chegar ao empate, com um bis de Ajagun, aos 57 e aos 67 minutos.

Ainda assim, a reação lusa foi pronta e o empate durou pouco. Dois minutos depois Bruma voltou a fazer o gosto ao pé (foi o melhor em campo), com mais um remate forte e colocado, já na área nigeriana.

Com este resultado Portugal fica em primeiro do grupo A, com os mesmos pontos da Coreia do Sul, que esta tarde já tinha derrotado Cuba. Os dois líderes defrontam-se na próxima jornada, marcada para dia 24.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Sub-20: Bruma, Aladje e Ricardo no ataque à Nigéria


Primeiro dia de trabalho da equipa portuguesa em solo turco. O treino, que decorreu num relvado anexo ao majestoso estádio Kadir Has, contou com os 21 jogadores convocados em pleno, com particular destaque às muitas paragens de Edgar Borges, sempre interventivo durante as cerca de duas horas. 

Apesar de ser apenas o primeiro ensaio em Kayseri foram possíveis retirar algumas notas para o futuro, leia-se, para o duelo inaugural da competição, com a Nigéria, já esta sexta-feira. 

Com especial atenção na linha ofensiva da equipa, no qual, para já, três nomes parecem levar vantagem. Bruma, no flanco direito, Ricardo na esquerda e Aladje como principal referência na área. Um trio que, a avaliar pelo treino, oferece garantias de golos. 

Ainda assim, com mais dois dias de trabalho antes do duelo com os nigerianos, algumas dúvidas ainda existem, sobretudo no meio. Se André Gomes e João Mário estão perto da titularidade, resta saber quem será o terceiro elemento, ou seja, o médio de características mais defensivas: Agostinho Cá e Ricardo Alves são os candidatos ao lugar. 

Dúvidas que poderão ficar dissipadas nos próximos dias. Testados foram também os lances defensivos, sobretudo na marcação de cantos, aliás, uma das lacunas que vinha sendo apontada à equipa nos últimos encontros.

Nesta quinta-feira a seleção nacional volta a treinar-se, num apronto agendado para as 18 horas, horário de Portugal Continente. 15 minutos antes, Mika e Kiko farão a antevisão ao embate diante a Nigéria.

Sub-20: Aladje assusta no primeiro treino na Turquia


A Seleção Nacional de sub-20 realizou esta terça-feira o primeiro treino na Turquia, onde vai decorrer o Campeonato do Mundo da categoria. A sessão, que decorreu no complexo anexo ao estádio Kadir Has, placo dos jogos de Portugal nesta primeira fase, ficou marcada pela lesão de Aladje, que sofreu um pequeno traumatismo mo joelho direito.

O avançado do Aprilla abandonou o treino mais cedo mas, ao que tudo indica, estará disponível para o jogo de sexta-feira com a Nigéria.

Também esta terça-feira, os guarda-redes da Seleção projetaram o primeiro jogo do Grupo B do Mundial. «Será um jogo muito importante e não estamos iludidos apesar de os termos vencido em Toulon. Este é um jogo diferente e temos de provar novamente em campo que somos melhores», disse Rafael Veloso.

Bruno Varela também demonstrou confiança para o embate com a Nigéria e prometeu dar tudo por um lugar no onze: «A minha chamada não foi uma surpresa. Sei que sou sub-19 mas, neste momento, sou um jogador como todos os outros e irei lutar pela titularidade.»

Já José Sá salientou que a rivalidade entre os três guarda-redes «será saudável»: «Qualquer um poderá jogar. Somos os melhores de Portugal, caso contrário não estaríamos aqui.»

Paulo Bento deixa mensagem de confiança aos Sub-20

Paulo Bento deixou, esta segunda-feira, uma mensagem de "confiança" aos Sub-20 antes do Mundial da categoria, de 21 de junho a 13 de julho, salientando a oportunidade de darem alegrias aos portugueses.

 "Têm uma oportunidade única de fazer, mais uma vez, os portugueses mais felizes, mesmo que seja momentaneamente, num contexto em que sabemos que muitos portugueses vivem com grande dificuldade", referiu.

Em declarações ao site Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Paulo Bento falou em "esperança" e "confiança" para um grupo de jogadores com "qualidade" e que fará a sua última etapa da formação.

"Acima de tudo, uma mensagem de esperança, de confiança, porque se acredita naquilo que é a qualidade dos jogadores que compõem esta seleção e essa convicção e esperança de que darão todos o seu melhor para ter uma boa prestação em termos coletivos", disse o selecionador.

Sub-20: Pauleta fala em muita confiança à partida para a Turquia


A Seleção Nacional de sub-20 está de partida para a Turquia, onde vai disputar o Campeonato do Mundo. A liderar a comitiva está Pedro Pauleta, que falou da confiança existente no grupo de trabalho.

«Esta Seleção tem muita qualidade e o grupo está com muita confiança e vontade de fazer um bom Mundial», afirmou o chefe da comitiva nacional, à chegada ao aeroporto de Lisboa.

Pauleta não quis estabelecer comparações com a Seleção que marcou presença no último Mundial, tendo alcançado o segundo lugar (derrotada pelo Brasil), mas assumiu que Portugal é sempre um dos candidatos. «A história diz-nos que costumamos ter bons resultados neste tipo de competições», lembrou.

De qualquer forma, para o antigo avançado o principal objetivo será passar a primeira fase, sendo imperioso entrar bem na prova, ganhando o primeiro jogo, marcado para 21 de junho, diante da Nigéria.

A partida para a Turquia está marcada para as 14.50 horas, com chegada prevista para as 21.25 horas em Lisboa. Porém, para chegar ao local de estágio durante o Mundial, em Kayseri, a Seleção ainda terá de apanhar novo voo.

Fernando Gomes mostra confiança na Seleção de sub-20


O presidente da Federação Portuguesa de Futebol esteve esta manhã no hotel onde está instalada a Seleção Nacional de sub-20, que parte ao início desta tarde para a Turquia, onde vai participar no Campeonato do Mundo da categoria.

«Acima de tudo vim manifestar a enorme confiança no desempenho desta Seleção no Mundial, esperando naturalmente que este conjunto de jogadores, que tem a carreira toda pela frente, possa mostrar todo o seu potencial e alcançar o resultado que todos esperamos, na senda daquilo que as seleções jovens têm vindo a fazer ultimamente», afirmou Fernando Gomes, citado pelo site da Federação.

«A última participação no Mundial de sub-20 traduziu-se num brilhante segundo lugar na Colômbia e esperamos que esta Seleção possa também honrar o futebol português», referiu.

Sub-20 concentrados para rumar à Turquia


A Seleção Nacional de sub-20 concentrou-se, na noite deste domingo, numa unidade hoteleira perto do Estádio do Jamor. Para esta segunda-feira, ao início da tarde, está marcada a partida para a Turquia, onde vai disputar o Campeonato do Mundo da categoria.

Depois de dois dias de folga, após curto estágio no Algarve, os jogadores foram chegando esta noite a cota gotas ao local da concentração.

Tomás Dabó, defesa do SC Braga, foi o primeiro a chegar, o último foi, curiosamente, Ivan Cavaleiro, chamado à última hora para render o lesionado Gonçalo Paciência.

«É muito bom ter sido chamado, mas não deixo de lamentar por resultar de uma infelicidade do Gonçalo Paciência. No entanto, agora que estou aqui vou dar tudo pela Seleção», afirmou o jogador, contratualmente ligado ao Benfica.

Questionado sobre quais os objetivos a alcançar na Turquia, Ivan Cavaleiro colocou os oitavos de final como mínimos. «Depois disso é pensar jogo a jogo», realçou, traçando ainda objetivo pessoal: «Marcar três golos.»

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Sub-20: «Estamos a sofrer golos de miúdos iniciados» - Edgar Borges


O treinador da seleção sub-20, Edgar Borges, dissecou as incidências da partida desta tarde entre Portugal e EUA, que os norte-americanos venceram por 3-1. O experiente técnico criticou a desatenção da equipa, mormente em termos defensivos. 

«O que nos preocupa mais é a instabilidade defensiva, que cria instabilidade e perda de confiança.Ganhou a equipa que foi mais eficaz e que teve mais organização defensiva. A organização defensiva não me preocupa, mas sim o fator equilíbrio. Temos de ser mais consistentes e mais equilibrados, não podemos cometer erros por falta de concentração. Estamos a sofrer golos de miúdos iniciados. Há posturas que podem ser corrigidas. Só através da discussão dos temas, para que eles percebam que têm que assumir uma postura defensiva diferente. O que vamos fazer é alertá-los para essas falhas», atirou Edgar Borges durante a conferência de Imprensa que se seguiu ao encontro.

Sub-20: Portugal perde particular com Estados Unidos

A seleção dos Estados Unidos venceu esta sexta-feira no Algarve Portugal por 3-1, no último jogo nacional de preparação para o arranque do Campeonato do Mundial de futebol de sub-20.

A seleção portuguesa mostrou-se mais atacante na primeira parte, com vários lances de perigo, mas foi surpreendida, aos nove minutos, com o tento de Jose Villarreal, na primeira aproximação à baliza lusa.

O domínio português manteve-se e o empate surgiu aos 27 minutos, através de Bruma, mantendo-se a igualdade até ao intervalo. Aos 50 minutos, Shane O'Neill marcou o segundo golo norte-americano, aproveitando uma certa apatia da equipa portuguesa, tendo, volvidos três minutos, Alonso Hernandez ampliado a vantagem da sua equipa e estabelecido o 3-1 final.

Jogo no Estádio Municipal de Vila Real de Santo António, Algarve.

Portugal-Estados Unidos, 1-3.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores: 0-1, Jose Villarreal, 9 minutos. 1-1, Bruma, 27. 1-2, Shane O'Neill, 50. 1-3, Alonso Hernandez, 53.

Equipas:

Portugal: José Sá (Bruno Varela, 46), João Cancelo (Ricardo Esgaio, 60), Tiago Ferreira (Tiago Ilori, 46), Ricardo Pereira (Tiago Silva, 60), João Mário (Tó Zé, 46), Aladje, Bruma, Edgar Ié, André Gomes (Tomás Dabó, 60), Ricardo Alves (Agostinho Cá, 46) e Kiko.

Suplentes: Bruno Varela, Rafael Veloso, Tiago Ilori, Mica, Agostinho Cá, Ricardo Esgaio, Tomás Dabó, Tó-Zé e Tiago Silva.

Treinador: Edgar Borges. 

Estados Unidos: Cody Cropper, Will Trapp, Caleb Stanko, Deandre Yedlin, Alonso Hernandez (Kellyn Acosta, 81), Luís Gil (Daniel Garcia, 39), Jose Villarreal (Victor Pineda, 71), Mario Rodriguez (Daniel Cuevas, 46), Juan Pablo Ocegueda, Benji Joya (Mikey Lopez, 63) e Javan Torre (Shane O'Neill, 46).

Suplentes: Kendall McIntosh, Zack Steffen, Mikey Lopez, Kellyn Acosta, Daniel Cuevas, Victor Pineda, Daniel Garcia, eric Miller, Shane O'Neill e Oscar Sorto).

Treinador: Tab Ramos.

Árbitro: Nuno Almeida (Portugal).

Assistência: Cerca de 300 espetadores.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Sub-20: Seleção já se encontra concentrada em Vilamoura


A seleção nacional de sub-20 já se encontra concentrada numa unidade hoteleira de Vilamoura, onde vai cumprir o estágio de preparação para o Mundial da categoria, que vai decorrer na Turquia.

Os 21 jogadores convocados pelo selecionador Edgar Borges, apresentaram-se na concentração até à hora limite marcada (16 horas).

O estágio no Algarve inclui três treinos e um jogo particular frente ao Estados Unidos, na sexta-feira, em Vila Real de Santo António.


A Bola

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Sub-20 jogam particular antes de rumarem à Turquia

A seleção portuguesa de Sub-20 vai realizar um encontro particular e três treinos em solo luso antes de partir no início da próxima semana para a Turquia, onde vai participar no Mundial'2013 de futebol.

Os 21 jogadores chamados pelo selecionador Edgar Borges concentram-se até às 16H00 de quarta-feira numa unidade hoteleira de Vilamoura e cumprem o primeiro treino do estágio de preparação para o Campeonato do Mundo da categoria, repetindo novo apronto na quinta-feira, ambos às 17H00.

Na sexta-feira, Portugal defronta os Estados Unidos em Vila Real de Santo António, às 17H00, naquele que é o único jogo de preparação antes da estreia na competição.

De acordo com o programa, os eleitos de Edgar Borges ficam "livres" após o almoço de sábado e voltam a concentrar-se no domingo à noite, até às 23H30, desta vez em Queijas, no concelho de Oeiras.

No dia seguinte, a comitiva lusa parte de Lisboa até à cidade turca de Kayseri, onde irá permanecer durante toda a fase de grupos, numa viagem de quase 12 horas, com a chegada prevista para o início da madrugada de terça-feira.

Antes da estreia a 21 de junho, perante a Nigéria, Portugal realiza mais três treinos, o último dos quais no Estádio Kadir Has, onde a seleção lusa vai efetuar os três jogos da fase de grupos.

Até ao confronto com a Coreia do Sul, na segunda jornada do Grupo B, a 24 de junho, a formação portuguesa realiza dois treinos, e volta a usar a mesma "receita" antes de defrontar Cuba, a 27.

Sub-20: Bruma entre as novidades para o Mundial

Edgar Borges divulgou, esta terça-feira, os nomes dos 21 jogadores que vão representar Portugal na fase final do Campeonato do Mundo de sub-20, a disputar entre 21 de junho e 13 de julho, na Turquia.

Em relação à convocatória para o Torneio de Toulon, registam-se as entradas de Bruma, João Cancelo, Bruno Varela e Gonçalo Paciência. 

O extremo do Sporting é o jogador com menos internacionalizações pelos sub-20, contabilizando apenas um jogo neste escalão. 

Em sentido inverso, ficam de fora Betinho, Ivan Cavaleiro, André Pereira, Piqueti, André Pereira e Frederico Venâncio.

De entre os 21 jogadores eleitos por Edgar Borges, cinco estiveram no recente apuramento para a fase final do Campeonato da Europa de sub-19.


A equipa das quinas concentra-se esta quarta-feira em Vila Moura, onde vai estagiar até à partida para a Turquia, no próximo dia 17. 

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Bruno Varela (Benfica), José Sá (Marítimo) e Rafael Veloso (Belenenses);

Defesas: Edgar Ié (FC Barcelona), Kiko (Vitória FC de Setúbal), João Cancelo (Benfica), Mica (Sporting), Tiago Ilori (Sporting), Tiago Ferreira (FC Porto) e Tomás Dabó (Sporting de Braga);

Médios: André Gomes (Benfica), Tó-Zé (FC Porto), João Mário (Sporting), Agostinho Cá (FC Barcelona), Alves (Belenenses) e Tiago Silva (Belenenses);

Avançados: Aladje (FC Aprilia), Bruma (Sporting), Gonçalo Paciência (FC Porto), Ricardo Pereira (Vitória SC de Guimarães) e Ricardo Esgaio (Sporting).

A Bola

domingo, 9 de junho de 2013

Torneio de Toulon: Portugal perde com a França (1-2) e falha terceiro lugar


A seleção nacional de sub-20 perdeu na tarde deste sábado com a França por 1-2, numa partida que definiu o terceiro classificado no prestigiado Torneio de Toulon.

Os donos da casa inauguraram o marcador logo aos 12 minutos por intermédio de Madiba, que converteu da melhor forma uma grande penalidade cometida por Frederico Venâncio. 

Ao minuto 33 Viena ampliou a vantagem gaulesa, que atuou com a sua equipa sub-21. 

A resposta nacional surgiu logo no primeiro minuto da 2.ª parte por intermédio de Aladje, que apontou o terceiro tento em três jogos. 

Com este resultado a turma das quinas ficou no quarto lugar do torneio.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Sub-20: Portugal defronta Estados Unidos antes do Mundial

A Seleção Nacional Sub-20 vai disputar um jogo particular com os Estados Unidos a 14 de junho, no Estádio Municipal de Vila Real de Santo António, naquele que será o último embate antes do Mundial da categoria.

Portugal, orientado pelo selecionador Edgar Borges [na foto], estagiará no Algarve e viajará para a Turquia a 17 de junho.

No Mundial de Sub-20, a disputar na Turquia de 21 de junho a 13 de julho, a equipa das quinas integra na primeira fase o Grupo B, juntamente com Nigéria, Coreia do Sul e Cuba. O primeiro jogo da seleção portuguesa será frente à Nigéria (21 de junho), seguindo-se os jogos com a Coreia do Sul (24 de junho) e Cuba (27 de junho), todos em Kayseri.

Atualmente a equipa portuguesa encontra-se a disputar o Torneio de Toulon, no qual ainda defrontará a Nigéria, na quinta-feira.

Portugal, que venceu os mundiais de sub-20 de 1989 e 1991, sob o comando de Carlos Queiroz, é o atual vice-campeão da categoria, depois de perder na final da edição de 2011, na Colômbia, com o Brasil (3-2, após prolongamento).

Sub-20: Bélgica empata com México e Portugal disputa terceiro lugar de Toulon


A seleção sub-20 portuguesa vai disputar o terceiro lugar no Torneio de Toulon depois deã Bélgica ter empatado com o México (1-1).

Após o 3-3 com a equipa azteca, os portugueses ficaram dependentes do resultado entre essas duas equipas, esperando que o México não vencesse. 

Desta forma Portugal vai jogar no sábado com a França, segunda classificada do Grupo A, em Nice às 14.30 horas de Lisboa.
O México chegou à vantagem ao minuto 31, tendo concedido o empate já nos descontos apesar de jogar com mais dois atletas do que a Bélgica. Os aztecas ficaram, desta forma, no terceiro lugar do Grupo B, com Portugal a terminar em terceiro.


Sub-20: Portugal vence (2-1) Nigéria e espera pelo resultado do México


Portugal venceu, esta quinta-feira, a Nigéria, por 2-1, na última jornada do grupo B do Torneio de Toulon, ficando agora à espera do resultado do México para saber se vai termina em segundo lugar e assim garantir acesso ao jogo que decide o 3.º e 4.º lugares.

A equipa orientada por Edgar Borges entrou melhor na partida e dispôs a primeira grande oportunidade de golo aos 13 minutos, após um livre marcado por Tiago Silva, com o poste a negar o golo luso. Aos 34 minutos foi Aladje a rematar forte com a bola a passar um pouco ao lado da baliza. Mesmo em cima do intervalo, também Ricardo Alves podia ter marcado após um bom remate cruzado.

No entanto, os golos só surgiram no segundo tempo, com Ricardo Alves, de grande penalidade (aos 56 minutos), a inaugurar o marcador depois do guarda-redes nigeriano derrubar Tiago Silva na grande área, após uma boa jogada deste com Ivan Cavaleiro e Aladje.

Aos 69 minutos, após um excelente passe de João Mário, Ricardo Pereira aumentou a vantagem portuguesa, mas já nos minutos finais (79) a Nigéria aproveitou uma desatenção na área e conseguiu reduzir a desvantagem por intermédio de Maduabuchi Ejik, com os jovens lusos a queixarem-se de fora de jogo do nigeriano.

Assim, Portugal tem agora de esperar que o México faça um resultado pior diante a Bélgica, para poder disputar o 3.º lugar do pódio com a França, no sábado.

De referir ainda que este jogo serviu de teste para o mundial da Turquia, no qual a Nigéria será o primeiro adversário de Portugal, no dia 21 de junho.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Toulon: Segundo lugar em aberto após empate entre Portugal e México (3-3)

Portugal e México empataram (3-3) e deixaram em aberto o segundo lugar do Grupo B do Torneio de Toulon. A equipa das Quinas terá de conseguir no último jogo diante a Nigéria um resultado melhor que os mexicanos para garantir o acesso ao jogo que decide o 3.º e 4.º lugar.

O México entrou praticamente a ganhar com um golo no primeiro minuto, apontado por Corona Ruiz, porém, Aladje (34 min.) repôs a igualdade no marcador que se manteve até ao intervalo.

No segundo tempo, os mexicanos voltaram a adiantar-se no marcador por intermédio de Abella Fanjul (50 min.) mas Portugal conseguiu a reviravolta com golos de Aladje, que bisou aos 53 minutos, e Ivan Cavaleiro, aos 73. O México, que defende o título conquistado na última edição do torneio, evitou aquela que seria a primeira derrota este ano, ao empatar por Abella Fanjul, na sequência de um canto.

Com este resultado, Portugal e México somam quatro pontos no segundo lugar, com os mexicanos em vantagem na diferença de golos – 5 marcados e quatro sofridos, contra 5/5 de Portugal.

Na última jornada do grupo, agendada para dia 6 de junho, Portugal defronta a Nigéria enquanto o México mede forças com a Bélgica.

Com o empate entre Portugal e México, o Brasil (lidera com 9 pontos) garante automaticamente o primeiro lugar do grupo e a presença na final, onde irá defrontar a Colômbia, que venceu o Grupo A.

André Gomes: «Mais importante é preparar o Mundial Sub-20»

O médio André Gomes afirmou esta terça-feira que a derrota da seleção portuguesa de sub-20 com o Brasil, no Torneio de Toulon, não desviou a equipa do seu principal objetivo, a preparação para o Mundial.

Os sub-20 portugueses foram derrotados por 2-0 no encontro de domingo com a seleção brasileira, no segundo jogo da formação lusa no torneio, um resultado que para André Gomes foi difícil de gerir emocionalmente, depois da vitória conseguida no primeiro jogo da competição com a Bélgica (2-0).

"Tivemos algumas dificuldades e o jogo complicou-se. Sofremos dois golos de rajada e isso abalou-nos e baixou a confiança da equipa. Mas apesar de tudo tentámos ir em busca de um bom resultado, talvez mais com o coração do que com a cabeça, e esperávamos que tivesse corrido melhor", explicou André Gomes.

No entanto, o médio português reforçou que, apesar de procurar sempre a vitória, o principal objetivo da seleção portuguesa no torneio de Toulon é a preparação para o Mundial de Sub-20, que começa já no próximo dia 21 de junho.

"O mais importante é preparar a equipa para o mundial, estamos todos a tentar mostrar a nossa qualidade para podermos ajudar a seleção na conquista dos seus objetivos e vamos aproveitar ao máximo este torneio para nos prepararmos para o mundial", acrescentou.

Os sub-20 lusos defrontam no próximo jogo do Torneio de Toulon a seleção do México, num encontro que decorrerá na próxima terça-feira, no estádio Louis Hon.

domingo, 2 de junho de 2013

Sub-20: Portugal perde com o Brasil (2-0) no Torneio de Toulon

A seleção portuguesa de sub-20 perdeu por 2-0 com a congénere brasileira, em partida da terceira jornada do grupo B do Torneio de Toulon.

Portugal entrou desconcentrado e permitiu que o Brasil faturasse duas vezes no espaço de um minuto. Yuri Mamute marcou aos 10 minutos e Danilo aos 11.

Portugal chegou a equilibrar o encontro mas não conseguiu marcar qualquer golo no jogo realizado em Avignon.

No dia 4 de junho, próxima terça-feira, a seleção nacional volta a entrar em ação, dessa feita contra o México.

A Bola

Sub-20: Portugal vence Bélgica (2-0) no Torneio de Toulon


A Seleção Nacional sub-20 venceu, esta sexta-feira, a Bélgica, por 2-0, na estreia de Portugal no Torneio de Toulon, em França.

Em Nimes, Portugal dominou por completo a Bélgica e marcou por Tó Zé, aos 40+1 e por Esgaio, aos 62 minutos. Antes do primeiro golo, Tó Zé acertou na trave (23 minutos).

A Seleção Nacional volta a entrar em campo este domingo, com o Brasil.



Sub-20: Edgar Borges garante Seleção preparada para a estreia no Torneio de Toulon


A Seleção Nacional de sub-20 estreia-se esta sexta-feira no prestigiado Torneio de Toulon, defrontando a Bélgica a partir das 16.30 horas (mais uma em França). O selecionador Edgar Borges reconhece alguns condicionalismos, mas garante que a equipa está preparada para lutar pela vitória.

André Gomes, André Pereira e Ricardo Pereira apenas se juntaram à equipa na quarta-feira, enquanto Aladje, Agostinho Cá e Edgar Ié só a 3 de junho estarão no grupo de trabalho. Mesmo assim, Edgar Borges não perde otimismo:

«A equipa está dentro dos condicionalismos que temos vindo a trabalhar e encontra-se preparada para abordar este jogo dentro daquele espírito que temos vindo a definir como sendo um objetivo fundamental na nossa participação no Torneio de Toulon. Ou seja, há um conjunto de etapas que temos de passar e o que estamos a pensar é que a equipa está em crescendo, não só em termos de confiança, como em termos de qualidade de jogo.»

«Queremos sempre fazer melhor e estar melhor, porque uma equipa como Portugal tem sempre a expectativa, e quase a obrigação, de evoluir a cada treino que passa. Se queremos abordar os jogos sempre numa lógica de vitória, não podemos pensar de outra maneira. Como tal, estamos confiantes, tendo consciência que é preciso trabalhar mais, pois estamos no início da preparação. De qualquer forma, acho que estamos com condições positivas para podermos lutar pela vitória», referiu.

Sub-20: Ilori, Ricardo e André Gomes chamados para o Torneio de Toulon; Bruma de fora

O treinador nacional dos sub-20, Edgar Borges, divulgou nesta sexta-feira os nomes que vão defender Portugal no prestigiado Torneio de Toulon. A jovem seleção das Quinas está inserida no Grupo B, ao lado da Nigéria, Bélgica, México e Brasil. 

A comitiva lusa concentra-se a 22 de maio em Rio Maior, seguindo viagem para a região francesa quatro dias depois. O primeiro jogo de Portugal na prova será diante a Bélgica
Da lista, que inclui 22 nomes, destaque para as presenças de Tiago Ilori, do Sporting, André Gomes, do Benfica, Tiago Silva, médio que liderou a subida do Belenenses à Liga, e do extremo Ricardo, que no final vai presente temporada vai trocar o V. Guimarães pelo FC Porto. 

Bruma, que tem despontado com a camisola do Sporting, ficou de fora do torneio, que será o último teste antes do Mundial da categoria na Turquia. 

Lista de convocados:

Guarda-Redes: André Pereira (Vitória Guimarães), José Sá (Marítimo) e Rafael Veloso (Belenenses);

Defesas: Edgar Ié (Barcelona), Kiko (Vitória Setúbal), Frederico Venâncio (Vitória Setúbal), Michael (Sporting), Tiago Ilori (Sporting), Tiago Ferreira (FC Porto) e Tomás Dabó (Sp. Braga);

Médios: André Gomes (Benfica), Tó-Zé (FC Porto), João Mário (Sporting), Agostinho Cá (Barcelona), Ricardo Alves (Belenenses) e Tiago Silva (Belenenses);

Avançados: Aladje (FC Aprilia), Betinho (Sporting), Ivan Cavaleiro (Benfica), Piqueti (Sp. Braga), Ricardo (Vitória Guimarães) e Ricardo Esgaio (Sporting).