quarta-feira, 26 de março de 2014

FC Porto – Benfica, 1-0: Dar a volta à eliminatória na Luz

A quarta-feira europeia deu lugar à não menos importante quarta-feira de clássico a contar para a 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal. No estádio do Dragão, o Sport Lisboa e Benfica perdeu por 1-0, mas deixa tudo em aberto para o jogo da 2.ª mão que terá lugar a 16 de Abril, no Estádio da Luz.

O Benfica entrou equilibrado e com uma disposição táctica inteligente no relvado, mas num lance de bola parada – pontapé de canto – a equipa da casa adiantou-se no marcador. Ricardo Quaresma colocou na área e Jackson Martínez cabeceou para o golo (5’). Os minutos seguintes foram de algum desnorte do Benfica, mas com o decorrer, o jogo assentou e a equipa conseguiu explanar o seu Futebol na Invicta.

Num jogo sem muitas e flagrantes oportunidades de golo, o Benfica (com menos posse de bola) foi acutilante e assertivo na hora de levar perigo à baliza de Fabiano. Aos 22 minutos, Rodrigo centrou e Maxi Pereira rematou. Reyes cortou o esférico quando este ia para a baliza. No lance do pontapé de canto viu-se a primeira aparição negativa do árbitro, Marco Ferreira, ao assinalar uma falta inexistente sobre Fabiano, na medida em que foi Mangala quem o derrubou.

Os primeiros 45 minutos foram bastante disputados a meio-campo, com o Benfica a tentar sair a jogar através das laterais, com Sulejmani a acabar por estar mais em jogo do que o seu companheiro, Salvio. Por sua vez, os “azuis-e-brancos” afunilavam mais o seu Futebol através do “tridente” do meio-campo que servia Jackson Martínez com passes a rasgar. Num destes passes, Varela apareceu isolado na cara de Artur aos 36’. O guardião fez uma excelente intervenção, mas destaca-se mais um momento negativo do juiz da partida, pois o lance é precedido de uma falta de Fernando que entrou de forma violenta sobre Fejsa.

Indiferente a esse facto, o Benfica preocupou-se em recuperar da desvantagem no marcador e aos 41 minutos, Sílvio centrou e Rodrigo, de cabeça, atirou ao lado. Ao intervalo, o marcador registava 1-0 e na segunda parte a toada manteve-se morna, com ambas as equipas a correrem poucos riscos, pois ainda há jogo no Estádio da Luz.

O jogo foi ganhando algum movimento em ambas as áreas com as substituições, após os 60 minutos, com o Benfica a incidir bem nos flancos. Aos 76 minutos, Jackson Martínez rematou ao poste com Luisão a afastar. O Benfica respondeu três minutos depois num pontapé de canto marcado de forma rasteira para Ruben Amorim que proporcionou a defesa a Fabiano. O conjunto lisboeta estava mais perigoso e aos 82 minutos, Markovic, num lance de ressaca, tentou surpreender com um “chapéu” que saiu um tudo-nada ao lado.

O desaire sabe a injustiça pelo que as “águias” fizeram na segunda parte. O empate seria, no mínimo, o resultado que mais se ajustava.

O Sport Lisboa e Benfica alinhou com o seguinte onze: Artur; Maxi Pereira, Luisão, Garay, Sílvio; Fejsa, Ruben Amorim, Salvio (Markovic, 81’), Sulejmani (Gaitán, 65’); Rodrigo (Lima, 67’) e Cardozo.

Sem comentários:

Enviar um comentário