sexta-feira, 3 de maio de 2013

Competições europeias: Benfica marca presença na sua 9.ª final!


Com o triunfo, esta quinta-feira, no Estádio da Luz, diante do Fenerbahçe por 3-1, o Sport Lisboa e Benfica marca presença na 9.ª final da sua história em competições europeias, sendo o 7.º Clube europeu com mais presenças em finais.

As duas primeiras foram de sucesso para a turma da Luz. Em 1960/61 e em 1961/62 esteve na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus ante o Barcelona e o Real Madrid, respectivamente e logrou o Bicampeonato Europeu.

Na temporada seguinte (1962/63), o Benfica voltou a estar na final da prova maior do panorama europeu do Futebol, mas, desta feita, a sorte foi madrasta, pois o Milan triunfou por 2-1.

Em 1964/65, o adversário foi o outro emblema de Milão, o Inter, mas o resultado não foi diferente. Vitória transalpina por 1-0. Na época 1967/68, mais uma final de amargura para o Benfica. O Manchester United foi o adversário e venceu a partida.

Em 1982/83, Benfica e Anderlecht mediram forças na Taça UEFA. Numa altura em que a prova se discutia a duas mãos, os belgas venceram 1-0 no seu reduto. Na Catedral, o resultado foi um empate a uma bola e o troféu foi para a Bélgica.  

Vinte anos depois, o conjunto português voltou a estar numa final da Taça dos Clubes Campeões Europeus. O PSV Eindhoven foi o oponente e a “loteria” das grandes penalidades sorriu aos holandeses com Veloso a falhar o derradeiro pontapé.

Em 1989/90, o estádio do Prater, em Viena recebeu Benfica e Milan. Uma vez mais, um holandês no caminho dos “encarnados”. Frank Rijkaard bateu Silvino e deu mais uma Taça dos Clubes Campeões Europeus aos italianos.

Em Amesterdão, na Arena da cidade holandesa, a turma da Luz enfrenta o Chelsea a 15 de Maio, onde quererá reeditar a final de 1961/62, em que derrotou o Real Madrid por 5-3, completando a conquista do Bicampeonato europeu.

Agora, venha a Liga Europa!

Sem comentários:

Enviar um comentário