segunda-feira, 27 de maio de 2013

Final da Taça de Portugal: Benfica – V. Guimarães, 1-2: Dois tiros ditam injustiça no encontro

Desde muito cedo que os parques à volta do estádio do Jamor se encheram de cor e de alegria para culminar o dia da grande festa que é a Final da Taça de Portugal. Milhares foram os adeptos que cedo quiseram estar presentes com os habituais comes e bebes desta ocasião.

Sempre sem incidentes a registar, os minutos que passavam perpetuavam os acontecimentos até às 14h45, hora em que as portas se abriram alterando o protagonista. Deixaram de ser os parques para passarem a ser as bancadas que formaram um colorido interessante de vermelho e branco (Benfica) e de preto e branco, do lado dos vimaranenses. Ao todo estavam 36.850 espectadores no Jamor.

A 73.ª edição da Taça de Portugal colocou frente-a-frente, Benfica e V. Guimarães, que terminou com um triunfo do V. Guimarães, por 1-2, com o tento benfiquista a ser apontado por Gaitán.

Às 17h15, o árbitro Jorge Sousa deu o apito inicial da partida e notou-se alguma precaução de ambos os emblemas que demoraram a “pagar” no jogo, mas aos dez minutos, através da marcação de pontapé de canto, Garay obrigou Douglas à primeira grande estirada do encontro.

Galvanizado pelo lance do defesa argentino, o Benfica carregou e aos 16’, Matic lançou Cardozo, que após bom trabalho individual, rematou fraco para defesa fácil do guardião vimaranense.

Num jogo muito musculado e disputado a meio-campo, só aos 28 minutos voltou a surgir uma oportunidade, neste particular, clamorosa. Num rápido contra-ataque conduzido por Tiago Rodrigues, Addy, rematou à malha lateral. O Benfica respondeu um minuto depois com o primeiro golo no desafio. Gaitán aproveitou muito bem uma atrapalhação na área da defesa minhota e atirou a contar.

O jogo estava animado e aos 42’, Maxi Pereira e Salvio criaram uma bonita tabelinha pela direita com o uruguaio a endossar o esférico a Lima, mas o avançado atirou um pouco por cima.

Ao intervalo, o 1-0 para as “águias” ajustava-se face ao que se passou no relvado. A etapa complementar começou tal como tinha começado a partida. Toada morna de estudo com a bola a ser mais disputada a meio-campo, longe das balizas.

Com o V. Guimarães a sentir claras dificuldades para sair a jogar em ataque apoiado, o Benfica foi, com o decorrer dos minutos, voltando a acercar-se com maior assertividade da baliza defendida por Douglas.

Quando o Benfica parecia ter as incidências controladas, o V. Guimarães, através de Soudani (79’) e de Ricardo (81’) deu a volta ao marcador. Contudo, convém referir que Soudani estava fora-de jogo.

Apesar de tentar, o Benfica já não conseguiu inverter o rumo dos acontecimentos.

O Sport Lisboa e Benfica alinhou com o seguinte onze: Artur Moraes; Maxi Pereira, Luisão, Garay e André Almeida; Matic, Enzo Perez (Aimar, 86’), Salvio e Gaitán (Rodrigo, 83’); Lima e Cardozo (Urreta, 69’).

Sem comentários:

Enviar um comentário