quarta-feira, 3 de julho de 2013

Mundial sub-20: Portugal-Gana, 2-3 (crónica)


Terminou nos oitavos de final a participação portuguesa no Mundial Sub-20. Um adeus precoce, tendo em conta o valor dos jogadores, mas ditado pela falta de coesão coletiva e sobretudo pelos erros primários cometidos frente a uma seleção ganesa claramente mais fraca. 

Portugal podia ter entrado a ganhar, mas a verdade é que se viu em desvantagem pela primeira vez prova. Conseguiu reagir na segunda parte e deu a volta ao marcador, mas depois permitiu que o Gana respondesse na mesma moeda, beneficiando de erros defensivos incompatíveis com a ideia de conquistar o título mundial.

Um início assim merecia golos

Cumprido o primeiro minuto de jogo já Portugal estava a dever golos. Com apenas 13 segundos Aladje protagonizou um falhanço incrível, atirando por cima da barra quando estava completamente solto à boca da baliza, e com o guarda-redes batido pelo passe de Bruma. Logo a seguir o remate cruzado do número 9 luso saiu ligeiramente ao lado, ainda que desviado.

Aos 12 minutos foi João Mário a obrigar Antwi a defesa apertada junto ao poste, na sequência de um remate de longe. Mas essa seria a «arma» do Gana para responder à forte entrada lusa, aproveitando a passividade do meio-campo. José Sá ainda evitou o golo de Odjer com uma grande intervenção (15m), mas logo a seguir Ashia marcou mesmo, com um remate forte e colocado, sem hipóteses para o guarda-redes.

A defesa foi o melhor ataque, mas também o calcanhar de Aquiles

A equipa das quinas acusou o golpe, e demorou a responder. Aos 32 minutos criou uma dupla ocasião, mas Antwi negou o golo tanto a André Gomes como a Ricardo. Ainda antes do descanso o médio do Benfica voltou a tentar a sua sorte, de longe, mas o guarda-redes do Gana voltou a responder à altura.

Ao intervalo Edgar Borges trocou Agostinho Cá e Ricardo por Alves e Esgaio. Foi preciso esperar algum tempo para ver melhorias, mas depois houve eficácia em lances de bola parada, no quais os defesas foram lá a frente fazer a diferença. Edgar Ié começou por fazer o passe para o golo do empate, da autoria de Tiago Ferreira (71m), e depois deu cabeceou ele para a vantagem (73m).

Pelo meio ainda houve um remate ao poste de Bruma, mas a reação portuguesa teve resposta idêntica do Gana, patrocinada por erros primários. Anaba fez o empate ao minuto 79, na recarga a uma defesa de José Sá, a remate de Boakye, que aproveitou a passividade de Tiago Ilori para rodar para a baliza.

Seis minutos depois o Gana chegou mesmo ao 3-2, por intermédio de Boakye, na conversão de um livre direto. A falta de Tiago Ferreira é o primeiro erro luso, sendo que depois a barreira abre, sobretudo por culpa de Edgar Ié.

FICHA DE JOGO:

Estádio Kadir Has, em Kayseri (Turquia)
Árbitro: Carlos Vera (Equador)
Assistentes: Christian Lescano e Byron Romero (Equador)
Quarto árbitro: Antonio Arias (Paraguai)

PORTUGAL: José Sá; Edgar Ié, Tiago Ilori, Tiago Ferreira, Mica (Ivan Cavaleiro, 87m); André Gomes, Agostinho Cá (Ricardo Alves, 46m) e João Mário; Ricardo (Esgaio, 46m), Aladje e Bruma

Suplentes não utilizados: Bruno Varela, Rafael Veloso, João Cancelo, Dabo, Tozé, Tiago Silva e Kiko.

GANA: Antwi; Nketiah, Lartey, Attamah, Baba; Odjer (Anaba, 51m), Salifu; Assifuah-Inkoom, Aboagye (Duncan, 65m) e Acheampong; Ashia (Boakye, 75m)

Suplentes não utilizados: Sai, Ofori, Arkorful, Ofori, Narh, M. Baba e Addico.

Golos:
0-1, por Ashia (19m)
1-1, por Tiago Ferreira (71m)
2-1, por Edgar Ié (73m)
2-2, por Anaba (79m)
2-3, por Boakye (85m)

Disciplina: cartão amarelo para Ilori (26m), Agostinho Cá (30m), Anaba (69m), Bruma (88m) e Nketiah (90m)

Sem comentários:

Enviar um comentário