segunda-feira, 1 de julho de 2013

Mundial sub-20: Gana é o adversário de Portugal nos oitavos


Portugal terá como adversário nos oitavos de final do Mundial sub-20 o Gana. Os encontros deste sábado, que concluiram a frase de grupos, fecharam as contas e colocaram no caminho da seleção nacional a equipa que foi terceira no Grupo A. O encontro está marcado para quarta-feira, 3 de julho, às 16h.

Foi um final de fase de grupos dramático, que ditou o adeus da Inglaterra do sportinguista Eric Dier e do Egipto, apesar da vitória da equipa de Hassan, jogador do Rio Ave (2-0). No outro jogo do Grupo E, o Iraque confirmou de resto a surpresa, ao vencer o Chile, por 2-1, e selar o apuramento como primeiro classificado.

Mas foi no Estádio Ataturk, no Egipto-Inglaterra, que se viveram as maiores emoções. A Inglaterra, que chegava aqui pressionada pelo facto de ainda não ter vencido, tentou e tentou. Dier, que foi titular, teve aliás uma das grandes oportunidades dos britânicos, na marcação de um livre, aos 67 minutos. Mas o Egipto, que ainda não tinha qualquer ponto, aproveitou o desgaste do final do jogo para surpreender os britânicos. 

Trezeguet fez o 1-0 aos 79 minutos e já nos descontos marcou Hassan Ahmed, jogador do Rio Ave que se despede do Mundial deixando muito boa impressão e com dois golos marcados.

Os jogadores egípcios festejavam, no meio de alguma confusão, até perceberem que aquele 2-0 não chegava. Com três pontos e 4-4 em golos marcados e sofridos, ficaram precisamente atrás do Gana e despedem-se como um dos dois piores terceiros (o outro foi El Salvador). 

Quanto à Inglaterra, sai com dois pontos em três jogos e fica a ter de repensar muita coisa. Já lá vão 16 jogos e mais de 15 anos desde a última vitória numa fase final de um Mundial, o que diz muito sobre os problemas do futebol britânico ao nível das seleções de formação. Foi aliás a única seleção europeia eliminada nesta fase de grupos do Mundial.

O Gana acaba por se apurar in extremis, depois de uma fase de grupos em que perdeu os dois primeiros jogos, frente a França (1-3) e Espanha (0-1) e venceu o terceiro, frente aos EUA (4-1). Na Turquia o Gana está sedeado em Kayseri, curiosamente no mesmo hotel que a comitiva portuguesa

Sem comentários:

Enviar um comentário