sábado, 29 de junho de 2013

Portugal-Cuba (sub-20), 5-0 (crónica)


Em beleza, com chave de ouro e a cereja no topo do bolo. Mas também com muitas facilidades por parte do adversário. Portugal fez o seu papel e confirmou a superioridade sobre a frágil seleção cubana, uma das piores do Mundial, com uma goleada de 5-0, num jogo de sentido único e que se transformou na maior goleada conseguida por Portugal na história do torneio. 


Bruma partiu a louça, Aladje fez o golo da ordem e a defesa passou praticamente o jogo todo a ver jogar, tão tenrinha era a equipa cubana. Portugal venceu com uma justiça inatacável e garantiu o primeiro lugar do grupo B, com sete pontos. Os oitavos-de-final estão marcados para 3 de julho, de novo em Kayseri, frente a um dos terceiros classificados. 

O jogo em si conta-se pelos golos. Alguns bonitos, outros simples. Em quase todos...Bruma. 

O avançado do Sporting confirma o estatuto de figura de cartaz desta seleção. Esta tarde, mais dois golos e duas assistências. Já marcou por cinco vezes no Mundial e bateu os registos anteriores de Dani, Nuno Gomes e Nélson Oliveira. No que a Mundiais sub-20 diz respeito, Bruma é o melhor marcador português de sempre. 

Mas antes de fazer o gosto ao pé, o extremo entreteve-se a assistir os colegas. Primeiro no golo que desbloqueou o jogo, marcado por Ricardo em remate à entrada da área. A dez minutos do intervalo assistiu Aladje para um golo de baliza aberta e já em cima do descanso fez o primeiro da tarde para a conta pessoal, limitando-se, também, a encostar após passe de Tozé. 

Ao intervalo Edgar Borges estreou Kiko e Tiago Silva no torneio e o médio do Belenenses assistiu Bruma para o melhor golo da tarde, num remate acrobático. Estávamos a meia hora do final e Portugal ainda marcou mais um, por Tozé, a passe de Ricardo. 

Foi o primeiro jogo no Mundial em que Portugal não sofreu golos, o que é positivo, mas Edgar Borges certamente saberá separar este encontro dos demais. Certamente não voltará a encontrar uma equipa como Cuba no torneio. 

O ataque, desde cedo apontado como a principal arma da equipa, mostrou garantias. Foram cinco, poderiam ter sido bem mais. Objetivo mínimo cumprido com uma ideia que não é descabida: o verdadeiro Mundial começa agora. 

Ficha de jogo:

Estádio Kedir Has, em Kayseri
Árbitro: Wilman Roldán

PORTUGAL: José Sá, João Cancelo, Tiago Ferreira, Ilori, Mica (Kiko, 46); Ricardo Alves, Tozé e João Mário (Tiago Silva, 46); Ricardo, Aladje (Ivan Cavaleiro, 77) e Bruma.

Treinador: Edgar Borges

CUBA: Sanchez; Baquero, Labrada, Collado, Rosales, Santa Cruz (Perez, 80), Reyes, Saez, Anderson (Hernandez, 65), Urgelles e Capote (Balier, 74).

Treinador: Raul Gonzalez

Golos: Ricardo (15), Aladje (36), Bruma (43 e 61), Tozé (69)

Disciplina: Amarelo para Tiago Alves (79)

Sem comentários:

Enviar um comentário